A importancia do número certo de Fotografos e Cinegrafistas na cobertura de seu Casamento

Eis a grande dúvida no momento de fechar o contrato para Foto e Filmagem de seu Casamento.

 

Quantos Fotografos devo contratar para meu Casamento?

 

Claro, sempre há o fator custo beneficio a ser ponderado. No entanto, neste caso não se trata de custo benefício, mas também de custo e possibilidade financeira, sabemos que não é nada barato, mas uma coisa é certa, 2 ou 3 fotógrafos e 2 ou 3 cinegrafistas na captação das imagens de seu Casamento lhe proporcionarão alguns pontos de vista de seu evento que você jamais imaginou, isto é claro, se os profissionais envolvidos na cobertura de fotografia e video forem mesmo experientes e criativos.

Falaremos um pouco sobre alguns detalhes que lhe farão entender o porque pode ser realmente decepcionante o resultado final do trabalho quando toda a captação visual do evento fica sobre a responsabilidade de um único profissional.

 

 

Vamos começar pelo inicio. 

 

O making of

 

Já é uma tradição a cobertura do making of tanto da noiva quanto do noivo, começa aí a diferença, um único Fotografo e Cinegrafista, não poderão atender os noivos, sendo assim normalmente faz-se a cobertura somente do making of da noiva.

 

Hoje, com a volta da opção pela barba e a volta triunfante das barbearias, a moda acabou por trazer o making of dos noivos com um estilo bastante moderno e masculino.

 

 

 

 

 

 

A Cerimônia 

 

. entrada dos padrinhos, pai do noivo e mãe da noiva
. entrada do Noivo com sua mãe
. a chegada da Noiva, de carro, carruagem, helicóptero e o que mais a imaginação permitir
. o encontro dela com seu pai, muito emocionante
. entrada da Noiva com seu pai
. aquele olhar do casal quando se veem pela primeira vez
. o cumprimento do noivo com o pai da noiva e a noiva
. as tão preciosas palavras do celebrante
. a entrada das alianças
. os votos, a promessa, o compromisso e o sim
. a troca das alianças
. o beijo
. a benção
. o cumprimento com os pais e padrinhos
. a saída que vem com uma breve comemoração, hoje em dia muito criativas
. e a partida para a Festa

 

Bom estes são os principais momentos, mas é claro que cada Casamento tem suas particularidades, tem noivos e noivas que cantam, noivas que se atrasam e até noiva que entra antes do noivo.

 

Agora, imagine só, tem alguém que deverá estar ligado em tudo isso e muito mais, o Fotografo, lembre-se que acontecem imprevistos e além disto, os detalhes, as fotos artísticas, as fotos espontâneas, as fotos do local, igreja, salão ou chácara, as fotos da decoração e dos convidados.

 

Esta é uma verdadeira missão quando se está sozinho. Além das dificuldades evidentes, dos imprevistos e desvios no script ou troca da ordem das coisas, muito frequentes pelos pastores. Há o fator: se alguém, seja quem for, passar ou entrar na frente do fotografo em um momento crucial, aquele segundo não vai voltar, não se pode interferir em uma cerimonia de Casamento e pedir para que o Padre ou Pastor esperem ou voltem um pouquinho por que o Fotografo não pode fazer uma determinada foto, isso é definitivamente inconcebível.

 

Independente da Religião, o Casamento é um rito entre os noivos e Deus, é por isto que nem Fotografo, nem Cerimonialista, nem Cinegrafista e nem ninguém deve interferir em momento algum da cerimonia.

 

O Pós cerimonia

 

Aquelas que normalmente são as fotos mais bonitas, para a composição do álbum do casamento, mas também o momento do casal, para que se curtam e celebrem juntos, ainda que em um pouco de tempo, o resultado do esforço de tantas meses de preparação para esse dia.

 

 

 

 

 

 

A festa

 

Com toda sua tradição e costumes, fotos com os pais e padrinhos, corte do bolo e brinde, as fotos das alianças, ainda temos toda a decoração e seus detalhes, o buffet, músicos ou Dj, todos os convidados, sapato da noiva, gravata do noivo, a dança dos recém casados, os olhares, além das particularidades que casal traz para seu evento.

 

Tudo isso é parte fundamental da foto e filmagem, pois compõem tanto o álbum quanto o filme do seu casamento.

 

Há somente uma chance em alguns milésimos de segundos para que Fotografo e Cinegrafista encontrem seu espaço, ou ainda lutem por ele com pessoas com seus celulares, vasos, colunas, flores, sem falar que quando olhamos para uma possível fotografia pelo visor da câmera, temos que levar sempre em consideração 10 fatores:

 

1. iluminação
2. configuração da câmera
  2,1. ISO
  2,2. exposição
  2,3. abertura do diafragma
  2,4. juntar tudo isso com perfeição, mas não acaba por aí.
3. foco
4. assunto, quase sempre os noivos
5. o fundo da fotografia, o que está lá traz? É 50% da foto ou mais que isso.
6. a composição da imagem e para isto existem algumas dezenas de regras e estilos. Acredite aqui você pode adicionar mais uns 5 fatores diferentes, pelo menos.

 

Bom, sendo assim a conta fecha em 15 fatores, isso só de colocar o olho no visor. Agora multiplica isso por cerca de 1500 fotos por evento.

São 22.500 ações neurais, isto é o cérebro de um fotografo entre mais ou menos 8 ou 12 horas de evento.

 

Demora um pouco até o organismo se acostumar e as dores de cabeça ficarem na lembrança dos primeiros casamentos.

 

Toda essa carga, estresse, segundos cronometrados, responsabilidade, imprevistos, improvisos, etc, podem contribuir para que poucos fotógrafos ou cinegrafistas em seu casamento, não consigam lhe entregar o pacote completo.

 

 

Agora imagine, se houverem muitos profissionais sem entrosamento, isso será igualmente um desastre. Um interferindo na imagem do outro e o trabalho final acaba bem amador.

 

Isso pode ser muito frustrante para vocês noivos. Certamente é para mim que sou detalhista e não aceito nada menos que o meu melhor. Infelizmente algumas destas circunstancia fogem ao controle de qualquer um e nem sempre podem ser contornadas.

 

Falando da parte artística e técnica do trabalho

 

Quanto mais ângulos, mais perspectiva, portanto maiores possibilidades de acerto e melhor o resultado final com fotos e videos excepcionais.

 

Imagine as foto e a filmagem retratando um olhar apaixonado dos dois, ou diferentes ângulos de uma belíssima cena, mas vamos nos lembrar também que se o profissional estiver sozinho, um dos noivos estará de costas, na filmagem em especial perde-se uma oportunidade muito rara na edição de um pedacinho do video ou clipe que pode ser o mais emocionante de todo o evento, ou mesmo em seu álbum, você não adoraria poder ver para sempre aquele sorriso e olhar único e tão especial do seu amado ou amada no dia que pode ser o mais especial de suas vidas?

 

Enfim, por estes e alguns outros motivos é que sempre aconselhamos que se possível, contrate, o número indicado pelos profissionais fotógrafos e cinegrafistas para a cobertura de seu Casamento. 

 

Definitivamente, não é papo de vendedor, é fato, artístico e qualitativo. 

E então? Você prefere preço ou qualidade?

 

Algumas das cidades onde trabalhamos, mas atendemos em todo o Brasil e também no exterior.

 

Fotografo de Casamento em Jundiaí

Fotografo de Casamento em Campinas

Fotografo de Casamento em São Paulo

Fotografo de Casamento em Vinhedo

Fotografo de Casamento em Valinhos

Foto e Filmagem de Casamento em Louveira

Foto e Filmagem de Casamento em Itu

Foto e Filmagem de Casamento em Jarinu

Foto e Filmagem de Casamento em Itatiba

Foto e Filmagem de Casamento em Paulínia
Foto e Video de Casamento em Itupeva

Foto e Video de Casamento em Bragança Pta.

Foto e Video de Casamento em Indaiatuba

Foto e Video de Casamento em Salto

Foto e Video de Casamento em Barueri

Fotografia e Filmagem de Casamento em Alphaville

Fotografia e Filmagem de Casamento em Santana de Parnaiba

Fotografia e Filmagem de Casamento em Cajamar 

Fotografia e Filmagem de Casamento em Sorocaba

Fotografia e Filmagem de Casamento em Atibaia

Please reload

Featured Posts

O verdadeiro sentido das tradições do casamento. O pai e a noiva.

March 1, 2017

1/2
Please reload

Recent Posts