Falando um pouco de fotografia! O que é e como escolher um profissional.

September 14, 2015

A fotografia pode ser dividida em duas classes básicas. A fotografia cobertura fotográfica e a fotografia arte.

 

Qual o estilo que lhe agrada mais?

 

Hoje no mercado existem diversos estilos de fotografia que se subdividem dentre estas: criativas, espontâneas, foto jornalística, tradicional, posadas, documental e por aí vai. Não adianta procurar um determinado fotógrafo do estilo A, e querer que ele entregue o estilo B, que você vai se decepcionar! Cada um no seu cada qual, cada profissional tem seu estilo e você precisa escolher com cuidado qual estilo te agrada mais. Lembre-se: Seu dia é único e você não terá a chance de repeti-lo.

 

Quem vai fotografar seu casamento?

 

Já ouvi por aí de conhecidos meus e de conhecidos de noivos também, o quanto se arrependeram ao contratar determinadas empresas de fotografia de casamento, porque as fotos não ficaram como esperavam, porque no site as fotos são lindas, mas que o trabalho que receberam estava ruim, com fotos “caseiras”, que os profissionais eram desatentos, e por aí vai.

 

Pensando de uma maneira mais objetiva, fotografia profissional é basicamente uma foto, tirada com uma câmera digital ou analógica (processo mecânico) em alta resolução e com altíssima qualidade (qualidade está atribuída em cerca de 50% à lente ou objetiva utilizada). O estilo das imagens capturadas é outra coisa, já não se trata mais de profissionalismo, mas sim de especialização, característica e estilo do profissional que utiliza este equipamento, mas também está relacionado ao ponto de vista, e preferência de quem vê a foto, gosto não se discute. Uma mesma fotografia pode parecer maravilhosa aos olhos de uma pessoa e ao mesmo tempo pavorosa aos de outra.

 

Existem profissionais no mercado da captação de imagens, foto e filmagem, que diferem e muito nos estilos, aqueles que somente capturam as imagens e aqueles que fazem de seus equipamentos pinceis e de seu casamento telas com as mais belas obras de arte.

 

A arte é subjetiva e diferentemente sentida em cada artista e em cada admirador. A arte tem sua própria essência, sua própria vida, começo e fim. Nenhum artista é como outro, cada um tem suas próprias referencias e outros criam as suas próprias ou acabam por se tornar a referência de algum outro.

O que é fotografia?

 

 

 

 

Para mim Junior Moura, fotografo, tenho certeza que antes de mais nada é arte, eu e minha esposa Kelly Moura, também fotografa, compartilhamos não só está opinião, mas este estilo de trabalho e de vida. Não se trata somente de colocar o coração no que se faz, isto é primordial, mas não é tudo para que se alcance um resultado diferenciado e para que se torne referência em qualquer coisa que se faça. É necessário estudo, aprimoramento, prática, experiência e em se tratando de arte, mais do que tudo, aptidão, vocação, a tão famosa "veia artística".

 

Não há estudo no mundo que transforme alguém em um artista musical, poeta, fotografo, pintor, e por aí vai, que seja referência criativa real. A arte, "arte", é rara e pode ser de sua própria maneira louca, amável, cruel, apaixonante, delicada, inesquecível... depende somente de quem está por trás dela e este alguém pode ser o fotografo do seu casamento, bem como seu maquiador, cabeleireiro, decorador ou arquiteto que planejou meticulosamente o local de seu evento.

Não é preciso dizer que você deve buscar estas referências no portfólio de seus candidatos.

Converse com o profissional e procure saber se é ele mesmo quem vai cobrir seu casamento, pois infelizmente alguns estúdios, renomados inclusive, acabam por vender uma "imagem", mas no fim colocam iniciantes totalmente despreparados para a cobertura do seu grande dia.

 

Se não for ele, peça para ver os trabalhos feitos pelo freelance contratado para atende-la. Você tem todo o direito de saber o que está comprando. Afinal de contas você foi conhecer o profissional pelo estilo dele e pelo o que ele publica em seu portfólio, então nada menos do que isso ele deve lhe entregar.

 

Mas lembre-se que tanto o fotografo quanto o cinegrafista, trabalharão com o que tiverem para trabalhar. Muitas pessoas idealizam suas expectativas baseando-se em ideias e referencias que estão muito distantes da realidade, as vezes ideias americanizadas ou encontradas na Europa, no entanto os eventos de casamento lá fora duram um dia inteiro, são horas e horas e as vezes recursos que parecem ser inesgotáveis para o evento. A realidade aqui no Brasil é outra, são 5 horas para seguir um cronograma lotado de coisas que os casais desejam.

 

Antes de tudo coloque os pés no chão e saiba encontrar o equilíbrio entre desejo e possibilidades, não somente de recursos, mas pense também nas condições climáticas, nos prazos, nos horários e nas suas próprias prioridades para o dia.

 

Quer casar ao ar livre e não abre mão disso, mas tem muito medo da chuva e sabe que se chover você vai se frustrar? Então contrata uma tenda para o local e não conte com a sorte! 

Não quer colocar tenda? Então analise se o local onde vai casar tem um local adequado para o plano B.

 

Acontece muito frequentemente do espaço não dispor de um local coberto em caso de chuva e então o que acontece? Cerimônias mal arranjadas, apertadas, sem espaço para acomodar pais e padrinhos de forma estética, sem espaço para que os profissionais de foto e vídeo possam circular e captar imagens artísticas, dinâmicas.

 

Se prepare antes e não sofra com surpresas!

 

A conclusão bem-sucedida da cobertura de um casamento, vai muito além das fotos tiradas no dia de seu casamento, existe muito trabalho mesmo na rotina de um fotografo, e acredite um profissional não é exclusivo de um único cliente, este é um ponto de vista que deve ser levado em consideração quando se espera que um profissional lhe reserve atenção ilimitada antes ou depois de evento, há muito trabalho a ser feito e para muitos casais. 

 

O relacionamento entre Fotografo e Noivos pode levar muitos meses, são muitos trabalhos sendo iniciados, em execução e finalizados ao mesmo tempo.

 

Há um cuidado todo especial com o equipamento que é muito delicado, existe toda uma infraestrutura para que se possa manipular estes arquivos digitais extremamente volumosos, as medidas de segurança e precauções que devem ser tomadas para garantir a integridade destes arquivos, o contato e negociações com os clientes, os processos de edição e diagramação de suas fotos e enfim a produção de seu tão esperado álbum de casamento.

 

Tudo isso e muito mais, leva tempo e um grande volume de trabalho com um prazo a ser cumprido e respeitado por ambas as partes.

 

Fora todo este trabalho e responsabilidade, há o fator artístico, não vamos nos esquecer dele, que quando falamos de um artista, estará certamente, presente em todo este processo.

 

Então acredite em seu profissional e no potencial artístico que ele vai te proporcionar!

 

 

 

Algumas das cidades onde trabalhamos, mas atendemos em todo o Brasil e também no exterior.

 

Fotografo de Casamento em Jundiaí

Fotografo de Casamento em Campinas

Fotografo de Casamento em São Paulo

Fotografo de Casamento em Vinhedo

Fotografo de Casamento em Valinhos

Foto e Filmagem de Casamento em Louveira

Foto e Filmagem de Casamento em Itu

Foto e Filmagem de Casamento em Jarinu

Foto e Filmagem de Casamento em Itatiba

Foto e Filmagem de Casamento em Paulínia

Foto e Video de Casamento em Itupeva

Foto e Video de Casamento em Bragança Pta.

Foto e Video de Casamento em Indaiatuba

Foto e Video de Casamento em Salto
Foto e Video de Casamento em Barueri

Fotografia e Filmagem de Casamento em Alphaville

Fotografia e Filmagem de Casamento em Santana de Parnaiba

Fotografia e Filmagem de Casamento em Cajamar 

Fotografia e Filmagem de Casamento em Sorocaba

Fotografia e Filmagem de Casamento em Atibaia

 

Please reload

Featured Posts

O verdadeiro sentido das tradições do casamento. O pai e a noiva.

March 1, 2017

1/2
Please reload

Recent Posts