Contratando Fornecedores para Seu Casamento

August 19, 2015

Em 2015 os noticiários bombardearam em rede nacional diversos casos de “fotógrafos” fraudadores, “fotógrafos” que sumiram com o dinheiro dos noivos, que decidiram se curar de depressão em Paris, deixando casais sem atendimento.

Isso gerou uma repercussão gigantesca e recebi diversas noivas solicitando orçamento, mas com inúmeras perguntas e com muito receio por ainda não conhecer nossa empresa.

 

O fato é que fraude não se encontra somente entre os fornecedores de serviços fotográficos, mas em qualquer outro ramo, seja buffet, decoração, dj, cerimonialista, Brasil (mas esse assunto é para outro post, rs).

 

Lidar com os investimentos do casamento é coisa séria, mas assim como qualquer outro investimento é imprescindível analisar com muito cuidado todos os fornecedores envolvidos. Investir em qualquer coisa, não somente no casamento, sem analisar para onde o dinheiro está indo é dar um tiro no pé.

Então separe a lista de fornecedores que se encaixam em seu orçamento, que te agradam e dá-lhe pesquisar para saber se pode confiar ou não:

– Procon, Reclame Aqui: Já analisou seus fornecedores nesses serviços? Então analise. Se não tem reclamação já é um bom indício de confiabilidade, mas ainda não é o suficiente porque infelizmente algumas pessoas têm problemas com fornecedores e não reclamam, não processam, simplesmente arcam com os prejuízos, choram e se lamentam e só.

 

– Sites especializados em casamentos: Ainda bem que a internet é uma poderosa ferramenta de comunicação, não é mesmo? Hoje as noivas têm acesso à diversos sites especializados em divulgação de fornecedores para casamentos e nesses sites é possível encontrar e criar tópicos para falar com outras noivinhas da região. Faça uma lista dos fornecedores que te agradam, que cabem em seu orçamento e pergunta lá para as noivas da sua cidade. Ah minha amiga! Se o fornecedor pisou na bola com alguma noiva, com a amiga dela, vizinha, parente, amiga da amiga, amiga da tia da vizinha ….você vai ficar sabendo! O bom desses fóruns é que você também pode dividir sua ansiedade com alguém que entende tão bem quanto você como é de arrancar os cabelos planejar um casamento: outra noiva!

 

– Referências: Muitos fornecedores divulgam seus portfolios e depoimentos nas redes sociais. Porque não entrar em contato com algumas noivas para saber como foi o atendimento, se tudo estava como elas queriam e contrataram? É muito bom saber de quem entende melhor do que você naquele momento, afinal de contas essas noivas já foram atendidas e se o atendimento foi ruim, acredite, elas vão te contar!

 

– Tempo de empresa: É um quesito importante e não é. Conheço profissionais que atendem bem por anos e de repente enfiam o pé na jaca! E muitos profissionais novos no ramo que o fazem com notável capricho e amor. Se depois de uma análise minuciosa você não encontrou nada de negativo, não tem porque não confiar.

 

Falando um pouco de fotografia (minha praia, rs), aqui vão algumas dicas também:

 

– Qual o estilo que te agrada mais? Hoje no mercado existem diversos estilos de fotografia:criativas, espontâneas, foto jornalística, tradicional, posadas, documental e por aí vai. Não adianta procurar um determinado fotógrafo do estilo A, e querer que ele entregue o estilo B, que você vai se decepcionar! Cada um no seu cada qual, cada profissional tem seu estilo e você precisa escolher com cuidado qual estilo te agrada mais. Lembre-se: Seu dia é único e você não terá a chance de repeti-lo ;-).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

– Quem vai fotografar seu casamento? Já ouvi por aí de conhecidos meus e de conhecidos de noivos também, o quanto se arrependeram ao contratar determinadas empresas de fotografia de casamento porque as fotos não ficaram como esperavam, porque no site as fotos são lindas, mas que o trabalho que receberam estava ruim, com fotos “caseiras”, que os profissionais eram desatentos, e por aí vai. Converse com o profissional e procure saber se é ele mesmo quem vai cobrir seu casamento e se não for ele, peça para ver os trabalhos feitos pelo freelancer contratado para fazer. Você tem todo o direito de saber o que está comprando. Afinal de contas você foi conhecer o profissional pelo estilo dele e pelo o que ele publica no site, então nada menos do que isso ele tem que te entregar.

 

– Tá muito caro? Não entrarei em méritos de valores ($$$), mas cá entre nós, você não acha melhor, antes de tudo, selecionar quais fotógrafos cabem em seu orçamento para depois entrar em contato? Entendo e sei que casamento gasta muuuito (eu já casei, já senti na pele), no entanto cada um sabe quanto vale seu trabalho e nos bastidores só nós sabemos o quanto temos que investir: Cursos completos e depois cursos aqui e ali e lá e aqui novamente, câmeras, lentes, acessórios, programas de edição, de diagramação, de seleção de fotos e etc…os custos são altos também, então respeite e valorize o profissional…não precisa ofendê-lo, apenas não o contrate ;-)

 

– Tudo que é combinado não sai caro! Veja o contrato, leia todas as cláusulas. Pelo amor deixe de lado essa mania de brasileiro de não ler o que assina! Lá estará tudo que você combinar, negociar com seu fotógrafo. Tire todas as suas dúvidas. E entenda também que muitas cláusulas são necessárias porque o fotógrafo está trabalhando, entenda que somente contrato e pagamento reserva data, entenda que bons profissionais lotam rapidamente sua agenda. Então não adianta ficar de bico porque ele não reservou sua data. Gostou do fotógrafo? Está dentro do seu orçamento? Pesquisou sobre ele? Então feche o contrato e garanta seu dia! 

 

 

 

E no mais viva o seu sonho intensamente, sonhe com o altar, o vestido, a decoração, o sim. O dia do seu casamento é especial e único e você merece! ;-)

 

Espero ter ajudado ainda que um pouquinho.

 

OBS: Este post tem caráter INFORMATIVO e não tem intenção de ofender ou expor ninguém. Respeito sempre!

 

Beijos e até o próximo post ;-)

 

Algumas das cidades onde trabalhamos, mas atendemos em todo o Brasil e também no exterior.

Fotografo de Casamento em Jundiaí

Fotografo de Casamento em Campinas

Fotografo de Casamento em São Paulo

Fotografo de Casamento em Vinhedo

Fotografo de Casamento em Valinhos

Foto e Filmagem de Casamento em Louveira

Foto e Filmagem de Casamento em Itu

Foto e Filmagem de Casamento em Jarinu

Foto e Filmagem de Casamento em Itatiba

Foto e Filmagem de Casamento em Paulínia

Foto e Video de Casamento em Itupeva

Foto e Video de Casamento em Bragança Pta.

Foto e Video de Casamento em Indaiatuba

Foto e Video de Casamento em Salto
Foto e Video de Casamento em Barueri

Fotografia e Filmagem de Casamento em Alphaville

Fotografia e Filmagem de Casamento em Santana de Parnaiba

Fotografia e Filmagem de Casamento em Cajamar 

Fotografia e Filmagem de Casamento em Sorocaba

Fotografia e Filmagem de Casamento em Atibaia

 

 

 

Please reload

Featured Posts

O verdadeiro sentido das tradições do casamento. O pai e a noiva.

March 1, 2017